Tive o prazer de projetar um quartinho montessoriano para uma nenenzinha muito especial e gostaria de compartilhar o conceito com vocês. Trata-se de um conceito diferente de quarto de brinquedos para as crianças de todas as idades! O objetivo é oferecer para a criança um espaço em que tudo esteja ao alcance dela, de modo que ela seja “independente” naquele espaço, desenvolvendo sua autonomia com segurança e liberdade.
Esse método foi criado pela educadora italiana Maria Montessori no início do século XX. A ideia é estimular a autoeducação através de um espaço interativo e seguro.
Vou explicar usando o conceito do projeto que elaborei: nesse espaço funcionava uma sala de TV, portanto existia muitas tomadas para os equipamentos eletrônicos. Sendo assim, foi projetado um painel de madeira de fora a fora nessa parede para esconder as tomadas e fios e possibilitando que os aparelhos ficassem em cima (fora do alcance da pequena). Além disso, a intenção do painel é colocar uma fita de LED RGB (aquela que muda de cor) atrás dele. Dessa forma criamos uma iluminação mais lúdica para o espaço, e através das diferentes “cenas” feitas com as cores do LED, conseguimos deixar o ambiente mais divertido e interativo.
Como esse quarto não é onde a neném iria dormir, no lugar da cama, pensei em usar futons coloridos, que podem ser empilhados e distribuídos no ambiente livremente. Dessa forma, a criança poderia interagir com os futons também! Mas poderia-se pensar em usar a cama mesmo, se fosse o caso de se tratar do próprio quarto da criança.
Foi também delimitado um espaço para colocar um espelho, que vai até o chão para ela se ver engatinhando; e foi colocada uma barra de apoio para ela ser estimulada a ficar em pé e começar a dar seus primeiros passos. Essa barra pode ser colocada em diferentes alturas para que , a medida que a criança for crescendo, essa barra possa ficar mais alta. Para facilitar a instalação dessa barra, e não ficar furando a parede de tempos em tempos, foi usado um sistema tipo varão de cortinas.
Outro detalhe é para a variação de textura no chão. Pensei em trabalhar com um tapete grande e, sobreposto a ele, um tapetinho de graminha sintética. É interessante variar as texturas para estimular os sentidos da criança!
Também foi criado um “cantinho de leitura” para ir criando interesse e gosto pela leitura!
Tem também o cantinho dos brinquedos, onde tem o tapete de grama. Essas caixas podem ser empilháveis também e tem os cantos arredondados para não bater e machucar!
A intenção foi o espaço ficar bem interativo e divertido! Ao mesmo tempo organizado também, para a criança saber que tem a hora de ler, de brincar, de dormir e ela já vai se habituando a deixar cada coisa no seu lugar!
Espero que gostem do conceito do quarto Montessoriano. Eu particularmente achei fantástico!
Deixe um comentário